AUMENTO DE CASOS DA DOENÇA NO ESTADO!

Salvador dobra número de casos de dengue em Abril



A capital do estado praticamente dobrou o número de notificações de dengue nas duas primeiras semanas do mês Abril com relação a quantidade de casos notificados nos três primeiros meses do ano. Segundo números divulgados nesta segunda-feira (27) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 1536 casos da doença foram notificados de 1º até 17 de Abril. Sendo que, até a quarta semana de março, 1694 casos da doença haviam sido notificados.

Segundo Juarez Dias, coordenador da Vigilância Epidemiológica do Estado,dois fatores colaboraram para esse crescimento. “A temperatura alta com muito calor sem chuva nesse começo de abril aliado com as ações pouco efetivas no combate ao mosquito colaboraram para o aumento do índice”,ressaltou.

“As ações de controle precisam ser mais efetivas. A estrutura de atendimento na capital, ao contrário de algumas cidades do interior, acabou sendo montada de forma tardia. Vamos conviver com a dengue enquanto houver falta de saneamento e deficiência na distribuição de água. Pois, o maior criadouro na nossa cidade são reservatórios de armazenamento de água em bairros periféricos”, disse Juarez.

Juarez complementa afirmando que o crescimento pode ser ainda maior.“Enquanto cidades que estavam em crescimento vertiginoso [Itabuna e Jequié] acabaram caindo na quantidade de casos, Salvador cresceu e com a inconsistência do tempo pode crescer ainda mais. As ações de combate, tanto do estado quanto da população precisam ser intensificadas para evitar maiores complicações”.

Em entrevista ao CORREIO no início do mês de abril, a coordenadora do plano de contingência de combate à dengue de Salvador, Lucélia Magalhães, afirmou que, historicamente, o período de maior incidência da doença na capital é da 16ª à 20ª semana do ano. Ela previu que haveria o crescimento. “É esperado um agravamento da epidemia até o início de junho. O número de casos pode chegar a três mil notificações em apenas dois meses [abril e maio]”, disse.

A SMS informou que já realizou esse ano cinco mutirões de combate à dengue. Os agentes de endemias passaram por quatro distritos sanitários (Cabula /Beirú, Subúrbio Ferroviário, Barra/Rio Vermelho e São Caetano/ Valéria). Cerca de 2000 imóveis já foram visitados e pelo menos 30 toneladas de lixo foram retirados de casas e terrenos baldios. A partir de terça-feira (28), os agentes visitam o distrito sanitário de Cajazeiras.

 Giro do mosquito

Em todo estado, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (27) pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até 17 de abril, já foram notificados 55.483 casos de dengue. O número corresponde a um aumento de 220% em relação ao mesmo período de 2008 (17.324). Além disso, 82% municípios do estado notificaram a doença.

A Sesab ressaltou que este é o período de maior ocorrência da doença. Além de Salvador, Jequié, Itabuna, Porto Seguro e Ilhéus concentram 47,8% (26.509) das notificações do Estado.

Quanto às formas graves da doença, já foram notificados 1.000 casos suspeitos. Destes, 389 casos já foram confirmados. Entre estes, 47 óbitos foram confirmados, dos quais 26 (55,3%) foram em menores de 15 anos e 21

(44,7%) em maiores de 15 anos. Ainda há outras 52 mortes sob investigação.